domingo, 11 de abril de 2010

Discurso da Colação de Grau.


Gostaria de agradecer a todos que me foram importantes nessa longa e tortuosa jornada. Os funcionários que mantém o sonho funcionando, desde os faxineiros e aqueles que a gente nem vê, até os professores, parte integrante e vital de nossas vidas e possivelmente aqueles que vão sempre torcer por nós, alunos, no futuro.
Ser aluno do Pedro II, é ser fiel aos seus princípios, é ser cidadão, é viver plenamente, poeticamente, vivenciar cada experiência enriquecedora e saber aproveitá-las com o vigor completo da alma, a maravilha de sentir um milhão de emoções e conseguir comprimi-las em palavras, ações criativas, desempenhos. O aluno do Pedro II é acima de tudo um apaixonado, por tudo que possa fazer parte de seu desenvolvimento como ser humano e, principalmente como homem, é uma vida inteira de paixões e sentimento puro, irrevogável. O amor que o aluno sente por seu colégio é incondicional, é cumplicidade. Dentro das paredes que abrigam os alunos, só eles desenvolvem essa relação de amizade com a instituição, quem não estudou no Pedro II não entende o que sentimos no peito quando ouvimos nosso hino. O discurso mais ufanista e também o mais realista do mundo é o que representa o emblema do colégio Pedro II, só quem o usa é capaz de entender a complexidade de ser jovem e ter o poder de abraçar o mundo com as mãos. O aluno do colégio Pedro II sabe rir, se emocionar e perdurar pela eternidade de um país cansado e desmemoriado, que não discerne o joio do trigo, um bom e um mau político. Parafraseando Nelson Rodrigues, você realmente não vê um aluno do Pedro II conspirando, maquinando coisas vis contra seus semelhantes. Todos deveriam mesmo aprender com os estudantes do Pedro II, que botam a cara pra bater, tem posição, se impõem, não fogem da luta e carregam em suas promissoras mãos o futuro de uma grande e brilhante nação. Cabe ao aluno do colégio Pedro II, seja homem ou mulher, fazer a escolha certa sobre esse futuro e cá entre nós, ele sempre faz a escolha certa.
E mesmo agora, com toda a esperança e vivacidade do jovem, com as mesmas preocupações de um rapaz apaixonado pela vida, eu consigo enxergar na frente e me imaginar sonhando com o mesmo sinal que eu tanto ouvi em toda a minha vida, tocando de novo, só pra mim, aqui dentro do coração que um dia terá como dono um corpo velho, mas não envelhecerá nunca tendo dentro dele o Colégio Pedro II, com suas instalações que decorei minuciosamente e a lembrança de quando freqüentava este templo, quase um santuário pra mim, e tinha nas mãos o significado da palavra felicidade. Parabéns formandos de 2009, o mundo é de vocês!

Tony E. Gonçalves

2 comentários:

  1. e com o primeiro abraço, a certeza de que o dever tinha sido cumprido e que toda uma história ainda se desenrolaria após aquele dia.

    ResponderExcluir
  2. Aquela noite foi maravilhosa e inesquecível! Esse discurso soube evidenciar o que muitos daqueles alunos, felizes com por concluir um ciclo e triste por saber que convivência diária acabaria, estavam sentindo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir